A Nova Tendência do Mercado Jurídico: Terceirização de Petições

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

O ano de 2020 foi desafiador para todas as profissões, e não foi diferente com a advocacia. Escritórios que possuíam 100% de suas atividades presenciais tiveram que se adequar ao regime de trabalho home office.

Os fóruns fecharam para atendimento presencial, entretanto os prazos processuais continuaram fluindo. De acordo com os dados do Conselho Nacional de Justiça- CNJ, a produtividade do Poder Judiciário foi elevada durante a pandemia. O total de movimentos processuais realizados chega a 1.008 bilhão. São 22,5 milhões de sentenças e acórdãos, 34,0 milhões de decisões e 58,2 milhões de despachos (número do inicio da pandemia a 19 de janeiro/2021).

Com isso o número de petições produzidas pelos advogados foram proporcionais aos números citados. Haja produtividade aos operadores de Direito!

Existem alguns softwares de inteligência artificial que auxiliam na elaboração das petições, entretanto não são capazes de produzir a peça processual cabível ao caso.

Ainda existem os kits de petições prontas, porém não são eficazes, eis que carecem de análise do caso concreto, e devem ser modificadas para adaptação a demanda, caso contrário a petição sequer será aceita ou o processo estará fadado ao fracasso.

Assim, é evidente que o peticionamento é uma arte, uma atividade única do advogado, que exige pesquisa, conhecimento, criatividade e devida articulação dos fatos, o que dificilmente será substituído pela inteligência artificial. Entretanto demanda tempo e custo aos escritórios.

Imagine se os escritórios de advocacia terceirizassem todas as petições elaboradas nos processos que patrocinam, e com isso aumentar em 90% a assertividade nos casos, reduzir em 30% o custo operacional, aproveitar o tempo que estaria gastando com produção de petição para focar no atendimento do seu cliente e captação de novos trabalhos.

Isso é possível com a Facilita Jurídico. Os escritórios de advocacia não necessitam ter o operacional para elaboração de petições, pois a Facilita Jurídico tem expertise na produção de peças processuais. Com advogados especializados nas áreas do Direito, aliado a tecnologia, todas as petições são analisadas, elaboradas e revisadas por advogados. Temos software de gerenciamento para controle de todas as solicitações para que os prazos sejam cumpridos dentro do pedido requerido pelo cliente. Ainda, os trabalhos são enviados prontos para protocolo na formatação desejada.

Enfim, essa é a nova tendência do mercado jurídico, a terceirização do peticionamento dos escritórios de advocacia e departamento jurídico, trazendo economia, assertividade, celeridade e tecnologia.

Fonte dos dados: https://paineisanalytics.cnj.jus.br/single/?appid=ba21c495-77c8-48d4-85ec-ccd2f707b18c&sheet=b45a3a06-9fe1-48dc-97ca-52e929f89e69&lang=pt-BR&opt=currsel&select=clearall